quinta-feira, 3 de junho de 2010

Apresentação pública da II Volta ao Concelho de V.N. Famalicão - I bike Tour Rota dos Monumentos


A AMVE apresentou em conferência de imprensa a II Volta ao Concelho de V.N. Famalicão - I Bike Tour Rota dos Monumentos. É um evento que esperemos que corra da melhor maneira e deixamos um apelo a todos que se queiram escrever, que o façam que é gratuito. De seguida fica a conferência de Imprensa na integra.

II VOLTA AO CONCELHO DE V.N. FAMALICÃO – I BIKE TOUR ROTA DOS MONUMENTOS

"A AMVE vem hoje apresentar mais um enorme evento Desportivo que se irá realizar no próximo dia 12 de Junho de 2010. A II VOLTA AO CONCELHO DE V.N. FAMALICÃO – I BIKE TOUR ROTA DOS MONUMENTOS vai para a estrada nesse dia e contará com duas vertentes, uma de Lazer que se inicia às 15 horas e será denominada por I Bike Tour Rota dos Monumentos e às 16 horas o ponto alto deste evento que é a II Volta ao Concelho de V.N. Famalicão.
O I Bike Tour Rota dos Monumentos é um evento onde aliaremos o factor de Cultura, com aspectos de Desporto, Saúde e Lazer. A prova terá esta denominação, pois passaremos por Freguesias do nosso Concelho que têm Monumentos Históricos como é o caso de Vermoim, com o Palácio da Igreja Velha, Ruivães com o Calvário, Castelões com os Arcos, Seide São Miguel com a Casa de Camilo, Landim com o seu Mosteiro, entre outros. Esta iniciativa vai de encontro à nossa filosofia de ver o Desporto, ou seja, é fundamental promovermos o Desporto como algo essencial à sociedade e à sua própria saúde. Em 2009 contámos com cerca de 400 ciclistas neste Cicloturismo, sendo que o objectivo é manter os mesmos número e se possível aumentá-lo.
A grande novidade em 2010 é as alterações registadas na II Volta ao Concelho de V.N. Famalicão. A II Volta ao Concelho de V.N. Famalicão é uma prova oficial, que está incorporada no Calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo com um coeficiente de 1.18. A prova será destinada aos escalões de Elites Amadoras, Sub. 23, Masters A, Masters B, Masters C. Sãos esperados Ciclistas de todos os pontos do País e talvez a nossa maior conquista é que termos atletas Espanhóis nesta prova tornando a prova Internacional. No ano anterior quando apresentámos a prova tínhamos dito que o objectivo da prova era alargá-la e se possível passar no maior número de Freguesias do Concelho. Como podem verificar o número aumentou, sendo que este ano passamos com os Ciclistas a 33 Freguesias do nosso Concelho.
A prova terá distância de 64 kms e terá 3 metas volantes (Meta Volante Freguesia do Louro, Meta Volante Freguesia de Landim e Meta Volante Freguesia de Joane) e um Prémio de Montanha (Junta de freguesia de Mogege). Haverá prémios para todos os vencedores e lembranças para todos os participantes.
Todos os anos preocupámo-nos em homenagear grandes figuras do Desporto Famalicense e Nacional, sendo que este ano os escolhidos foram José Azevedo, Ex-Ciclista Profissional Famalicense, Campeão Nacional e reconhecido pela sua enorme capacidade humanas e como Desportista. José Azevedo correu durante anos, participando em Voltas a Portugal com resultados de referência. Para nós é uma figura do Desporto Famalicense que não pode ser esquecida e deverá sempre ser lembrada. Também iremos homenagear Raúl Carvalho, filho da nossa Terra e o grande responsável pela existência da nossa Prova. Raúl Carvalho também foi Ciclista e tem uma enorme paixão pelo Ciclismo, sendo que se hoje organizamos esta prova deve-se ao contributo do Sr. Raúl Carvalho. Por fim iremos homenagear Lizuarte Martins, Ex- Ciclista profissional que há poucos anos atrás abrilhantava as estradas Nacionais com a sua capacidade. Lizuarte Martins foi Ciclista Profissional de enorme valor, participou em várias voltas a Portugal, conseguindo resultados de enorme valor, sendo que representou as melhores equipas Nacionais da especialidade.
A Associação Moinho de Vermoim, tem como obrigação não se esquecer destes grandes Homens que honraram aquilo que fizeram e que são grandes exemplos para nós de dedicação e capacidade.
A AMVE agradece a todos os patrocinadores do evento, desde a Câmara Municipal de V.N. Famalicão, Instituto de Desporto de Portugal, IPJ, a todas as Juntas de Freguesia do nosso Concelho que nos receberam e mostraram disponíveis para nos apoiar (Vermoim, Pousada de Saramagos, Joane, Mogege, Landim, Abade de Vermoim, Seide São Miguel, Vilarinho das Cambas, Requião, Ruivães, Castelões, Mogege, Calendário e Louro), Corpo Nacional de Escutas de V.N. Famalicão, Bombeiro Voluntários de V.N. Famalicão e Associação de Ciclismo do Minho e a todos os Sponsors e patrocinadores da Secção de Ciclismo.
A AMVE convida toda a população a participar neste evento, sendo que as inscrições serão gratuitas até ao dia 9 de Junho. Podem ser realizadas para o email da AMVE, amvermoim@gmail.com e para os números 916 025 236/964898015.
Gostaríamos de acabar esta apresentação da melhor forma, sendo que em 2011 temos um Convite que poderá tornar esta prova Internacional, podendo fazer parte do Calendário da Federação Espanhola de Ciclismo.
A AMVE nunca desistirá de lutar por aquilo em que acredita e apesar de todas as dificuldades que passou para realizar esta prova o convite que recebemos para tornar a prova Internacional demonstra toda a nossa capacidade em organizar eventos. Queremos que o nosso Concelho e Freguesia sejam reconhecidos por todos, como referência de bem receber os visitantes."

Miguel Campos (Departamento de Desporto)

INSCREVE-TE E JUNTA-TE À FESTA DO DESPORTO...
INSCRIÇÕES GRATUITAS...

Sem comentários: