terça-feira, 6 de abril de 2010

Correr sem idade... Entrevista JN


A nossa fantástica atleta Rosa Oliveira deu uma entrevista ao Jornal de Notícias e mais uma vez ficou demonstrado que é uma referência do Atletismo Nacional. De seguida fica entrevista publicada no JN de 6 de Abril.

"Correr sem idade"
A história de... Rosa Oliveira

Aos 43 anos, Rosa Oliveira é Campeã do Mundo de Crosse em Veteranos, Campeã do Mundo dos 3000 metros em Pista Coberta e Vice-Campeã do Mundo nos 800 metros.
Atleta da Associação Moinho de Vermoim (AMVE), uma pequena colectividade em Famalicão, a terra onde nasceu, Rosa Oliveira tem levado o nome da associação a dezenas de países.
O título de Campeã do Mundo de Crosse foi conseguido no Canadá, no Campeonato do Mundo em Pista Coberta. "É curioso falar de um clube pequeno, quase sem dinheiro mas que me convidou para representar a associação e que, agora, é falado em todo o mundo", disse a atleta. Depois de correr por clubes como o F. C. Porto e o Sporting Clube de Braga, Rosa Oliveira continua a treinar cerca de uma hora por dia. Com uma única excepção: "Se a minha filha, de seis anos, estiver doente, fico com ela".
A correr desde os 10 anos, a atleta sénior lamenta a falta de investimento dos grandes clubes no atletismo. "Houve alturas em que os clubes investiam nas equipas e apostavam no atletismo. Agora é só futebol", referiu. Até nas infra-estruturas, diz Rosa Oliveira, Portugal é pobre. "Treino na estrada, sempre em paralelo, porque é quase impossível encontrar terra que se possa pisar. Está tudo cheio de alcatrão e precisamos de terra para correr", salientou. Para poder correr em terra, fez uma espécie de contrato com alguns agricultores de localidades famalicences. "Falei com eles e, alguns, estão a deixar, nos campos agrícolas, uma faixa de dois metros em que não semeiam nada só para que, eu e a minha equipa, possamos treinar", refere.
Na forja está a criação da Escolinha Rosa Oliveira, uma escola para futuros atletas que, inicialmente, só aceitará sete rapazes e sete raparigas. "São poucos porque não temos condições físicas para receber mais crianças", disse.
Deixar de correr é coisa que não lhe passa pela cabeça. "Faço exames médicos e está sempre tudo bem. Só paro quando as pernas não me deixarem correr", finaliza.

In JN, 6 de Abril de 2010, Emilia Monteiro e foto de Lisa Soares

Sem comentários: